noticias


05/10/2012 - Experiências internacionais são sempre bem vindas
 

Por Taynã Almeida

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Ter uma pós-graduação e saber um segundo idioma já não são novidades. Em contrapartida, experiências internacionais podem contar muito no currículo.

De acordo com o Diretor de Educação da ABRH-Nacional, Luiz Edmundo Rosa, é crescente o número de empresas que atuam no exterior ou possuem linhas de negócios atreladas a mercados globais. Além da fluência em outro idioma, leva vantagem quem conhece outras culturas.

Não é dificil adquirir uma experiência internacional para investir no mercado brasileiro ou estrangeiro. Porém, tudo depende do planejamento. Para Luiz Edmundo, não é só o tempo de viagem que importa, mas o tipo de experiência vivenciada. "Quando planejamos viajar, podemos decidir ficar numa praia descansando ou buscar outros tipos de aventuras e experiências. Há aqueles que optam por programas que combinam fazer um curso e conhecer lugares. Será a qualidade da experiência vivida, e não a duração da viagem que fará a diferença.", esclarece.

Buscar um emprego no exterior já não é mais tão difícil quanto parecia há alguns anos. Os cruzeiros internacionais recrutam e gostam de contar com brasileiros em seus quadros de colaboradores. A Disney, por sua vez,  contrata pessoas de diversas nacionalidades para trabalho temporário. Há também trabalhos voluntários que são oferecidos por ONGs. "Aqui, o mais importante será a experiência conquistada, o aprendizado ou reforço da língua, da cultura. Consultar o Student Travel Bureau, consulados, sites de ONGs são fontes importantes.", orienta Luiz Edmundo.

Para o diretor, quanto mais rica é a vivência da pessoa, mais se amplia sua capacidade de compreender e agir no contexto do trabalho. É claro que outros fatores também fazem a diferença, como a formação, experiência e competências específicas para o cargo que a pessoa busca, mas as empresas estão ampliando suas visões na hora de contratação. "Se os fatores básicos são atendidos, conhecer outras realidades e até ter trabalhado fora se tornam diferenciais para a conquista de uma oportunidade de trabalho", destaca.

 

Fonte: http://abrhnacional.org/2011/01/21/experiencias-internacionais-sao-sempre-bem-vindas/



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH Medical
Avenida Santa Ines, 1143 - Sala 3 - São Paulo - SP, contato@rhmedical.com.br (11)2384-1034
RH Medical - todos os direitos reservados | Desenvolvimento