noticias


04/10/2012 - Perguntas Possíveis na Entrevista de Emprego
 

por Therese Droste
Colaboradora do Monster

Todo mundo quer tirar o máximo do bolso do empregador. Mas quando chega na hora da entrevista, a questão salarial faz o candidato tremer. Uma razão para o nervosismo é que discussões sobre salário nos forçam a negociar. Ganhar o salário desejado requer uma ação ativa da sua parte. Escolha as suas palavras com cuidado e não fique com medo de redirecionar um pergunta direta. Aqui estão algumas dicas para não perder o controle na hora da negociação.

  1. Como Lidar com Candidaturas que Pedem o seu Histórico Salarial
    Diane Browsky, que trabalha com recrutamento de executivos, aconselha os candidatos a não incluirem informações sobre salários. "É verdade, quando a informação está em branco, você corre o risco de não ser selecionado porque não há indicação de salário. No entanto, existe um grande risco de se vender a um baixo custo porque você não sabe qual é o verdadeiro preço".

Ao invés disso, escreva que você espera um salário equivalente à sua experiência e às responsabilidades do cargo. Você também pode escrever, "negociável", porque, francamente, o salário sempre é negociável.

  1. Quanto você está ganhando?
    Responda com cuidado. Diga que o seu novo trabalho, em consonância com as suas qualificações, não se compara ao seu emprego atual. Assim, seu salário atual não é um bom indicador de quanto você poderá ganhar. "Responda: Quanto eu estou ganhando não é importante", diz Diane. "O que é importante é se as minhas qualificações correspondem com as suas necessidades, e eu tenho certeza que o meu nível salarial será justo". Isso mostra auto-confiança.

Além disso, o seu salário pesa na balança se há dois candidatos, comenta Diane. Se atualmente seu salário está abaixo das suas qualificações, responder essa pergunta de maneira direta vai te atrapalhar. "E se você trabalhar para um organização sem fins lucrativos e o seu salário for menor que os dos outros candidatos com a mesma qualificação e experiência. No entanto, os outros têm um melhor salário porque a empresa atual deles oferece salários competitivos? Você pode ser contratado por um valor menor do que outra pessoa. O último salário não é o mais importante, mas sim as qualificações, a experiência e o que você pode fazer pela organização".

  1. Peça para Empregador Dizer a Quantia Antes
    Todo empregador tem um nível salarial em mente que pode ser aumentado, diz Diane. "Eles têm uma informação desconhecida. Quando você não sabe o que o empregador tem em mente, você pode se subjulgar. Empregadores vão jogar com isso. Depois, você vai descobrir que alguém a duas baias de distância está fazendo mais dinheiro que você pelo mesmo trabalho". Então, descubra qual é a faixa salarial antes de dizer suas expectativas.

Se a faixa salarial está abaixo do desejado, diga que você espera um valor X. E este X tem que estar de 10 a 20 por cento maior do seu salário atual. Se você for mal pago no seu cargo atual, aumente mais ainda.

  1. E se Você For Forçado a Indicar uma Quantia?
    Diga uma faixa salarial que reflete o salário desejado. E lembre-se: os empregadores sempre vão considerar o piso da sua oferta como seu teto salarial. Se você ganha $3.000 por mês, considere uma faixa de $3.600 a $4.000.
  2. Se Prepare para Pesquisar
    Pesquise o que os outros estão ganhando. Contacte organizações profissionais e obtenha listas dos seus salários anuais. Leia publicações sobre suas carreiras. Faça contatos e procure na Internet para descobrir o que os outros no mesmo ramo de trabalho estão ganhando.
  3. Nos Mostre o Seu Holerite
    Se um empregador contactar seus antigos empregadores para verificar o seu salário, pense duas vezes sobre a proposta. Para ser sincero, você realmente quer trabalhar com alguém que vai intimidá-lo? "Se eles te incomodarem durante a entrevista, num ponto em que eles deveriam te impressionar, pense como será quando você for trabalhar nesta empresa", diz Diane.

Finalmente, você não quer somente um bom salário, mas também respeito. E somente irá colher muitos frutos um trabalho com uma relação de respeito mútuo entre empregador-funcionário.



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH Medical
Avenida Santa Ines, 1143 - Sala 3 - São Paulo - SP, contato@rhmedical.com.br (11)2384-1034
RH Medical - todos os direitos reservados | Desenvolvimento